blogdovale@hotmail.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SÁBADO (8) É O DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E O SARAMPO

Este sábado (08/11), é o primeiro dia “D” da campanha nacional contra a poliomielite e o sarampo. Em Santa Inês, de acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gláucia Costa Oliveira, a meta é vacinar cerca de seis mil crianças.

Ainda conforme Gláucia Oliveira, a vacinação já iniciou e este ano a campanha terá dois dias “D”, que serão este sábado, dia 8, e também no dia 22. Gláucia diz que a vacina contra a pólio (paralisia infantil) é ministrada em crianças com idade a partir de 6 meses a menores de cinco anos.
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.

POLIOMIELITE
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.




Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santa Inês-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário