blogdovale@hotmail.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

“As pessoas, no governo, devem ter compromisso com o Estado, e não com o negócio”, alerta Ribamar Alves

“O novo governo do Maranhão deve ser montado, composto de pessoas de reputação ilibada, que tenham compromisso com estado e assuma os cargos públicos sem a prática do negócio”. A sugestão é do ex-deputado federalRibamar Alves(PSB-MA), prefeito de Santa Inês, uma das cinco mais populosas e economicamente mais importantes cidades do Estado do Maranhão.
Membro do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e 1º Vice-Presidente da Executiva do partido no Maranhão, Alves e seu partido tiveram participação importante e decisiva na eleição (e vitória) de Flávio Dino (PCdoB) nas eleições deste ano, para o Governo do Estado. È do partido, por exemplo, o senador Roberto Rocha – o primeiro a ser eleito pela oposição maranhense.
Nesta entrevista exclusiva à agência de notícias Política Real, Ribamar Alves analisa vitória de Dino, sugere sobre a composição do secretariado, cita a transparência como o foco das ações do novo governo, discorre sobre as áreas que devem ser imediatamente “atacadas”.
Alves também justifica o porquê da sua escolha por Aécio Neves (PSDB) para presidente da República, no 2º turno. E em que a vitória do candidato tucano pode ajudar o Maranhão
PREFEITO, COMO O SENHOR AVALIA A VITÓRIA DE FLÁVIO DINO?
RIBAMAR ALVES – A vitória de Flávio Dino tem um significado muito forte para todo o Maranhão. Significa a redenção do nosso estado. A reconstrução. O regaste da cidadania. A esperança de que o Maranhão vai dar certo.
O QUE O SENHOR ESPERA DO NOVO GOVERNO ESTADUAL?
RA – Primeiro, o Flávio deve montar um governo coerente com o discurso praticado na campanha. Deve escolher para as secretarias pessoas de reputação ilibada, que tenham compromisso com Estado e assuma os cargos públicos sem a prática do negócio.
NA SUA OPINIÃO, QUAIS OS PROBLEMAS MAIS GRAVES DO ESTADO, AS ÁREAS QUE MERECEM UMA INTERVENÇÃO IMEDIATA DO NOVO GOVERNO?
RA – Todas as áreas estão com problemas graves. Mas acredito que a Segurança Pública é a área merece um olhar importante neste momento. Devemos tentar, de cara, encontrar soluções para esse grave problema que aflige as famílias maranhenses e as torna reféns. Outra área que merece uma cão urgente é a da Saúde, que foi prejudicada durante os últimos do governo da Roseana Sarney, diante do discurso e da forma danosa como foi praticado pelo secretário Ricardo Murad. Ele mostrou total incapacidade e aptidão para gerenciar essa área, causando graves danos à saúde pública do Estado, ao não praticar a política da descentralização, da participação, da cooperação, da parceria com os municípios. Muito pelo contrário, ele usou e abusou da forma ditatorial de gerir os negócios publico, entregando a saúde para duas empresas que deitaram e rolaram com os recursos públicos, havendo indícios de desvio de mais um R$ 1 bilhão. Recursos esses que serviriam para resolver os graves problemas que afligem as cidades regionais.
O SENHOR TEM DEFENDIDO, EM ENTREVISTAS, QUE A TRANSPARÊNCIA DEVE SER A MARCA DO NOVO GOVERNO DO MARANHÃO. O QUE O SENHOR SUGERE?
RA – A transparência deve ser, sim uma marca do novo governo do Maranhão. Primeiro, o governador Flávio Dino deve colocar pessoas certas no lugar (cargos) certo. Ele foi feliz, por exemplo, na escolha do advogado Rodrigo Lago é indicado para Secretaria de Transparência e Controle. É um homem que tem amor à sua terra, a vontade de ver as coisas acontecerem de forma decente, como devem acontecer com a coisa pública. Acreditamos, piamente, que esse governo será um governo que vai fazer coisas para o povo e não para pequenos grupos familiares.
PREFEITO, PORQUE O SENHOR OPTOU EM APOIAR, NO 2º TURNO, O CANDIDATO AÉCIO NEVES PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?
RA – Primeiro, porque o projeto do PT exauriu. Frustrou a nação brasileira. Toda aquele sonho da década de 80, quando nasceu o PT no movimento sindicalista, toda essa utopia, derreteu na lama do mensalão, do roubo da Petrobras e dos escândalos nos Ministério. O toma-lá-dá-cá do PT desmoralizou a política do Brasil, cooptou sindicatos, calando a boca com empregos e calou também aquilo que é mais belo da vida, a juventude, comprando-a e aparelhando-as.
O QUE AÉCIO PODE FAZER NO BRASIL QUE A PRESIDENTE DILMA NÃO FEZ?
RA – Olha, ele deu o exemplo em Minas Gerais, com foi governador, e bem avaliado, fazendo um Choque de Gestão. Na esfera da federal ele pode fazer o mesmo, enxugando a máquina administrativa, diminuindo a quantidade de Ministérios, priorizando os técnicos para áreas técnicas e políticos para áreas políticas. E que sejam políticos de bem, e não aquela meia dúzia que está sempre em todos os governos, usando e abusando do poder que tem no Congresso para se beneficiar e se locupletarem com cargos e recursos públicos.
E EM QUE A VITÓRIA DO CANDIDATO TUCANO PODE AJUDAR O MARANHÃO?
RA – O Aécio pode fazer com o estado Maranhão que a Dilma não fez. E fazer muito. O exemplo maior que temos é o Grupo Sarney: todos os cargos federais no Estado do Maranhão são do Grupo Sarney ou de indicados por ele (senador José Sarney). Com Aécio, a exemplo do que seria com Eduardo Campos, haverá com certeza, uma participação democrática mais afetiva, onde podermos ter uma mudança desse perfil dantesco que o Maranhão tem hoje e sair dos patamares ridículos, onde os indicadores sociais e econômicos são os piores. E assim, almejaremos o crescimento econômico do nosso estado, elevando a moral e auto estima do povo, e dando qualidade de vida à nossa gente.



2 comentários:

  1. AGORA SIM O MARANHAO VAI SORRIR E O BRASIL TAMBEM COM DINO E AECIO

    ResponderExcluir
  2. Esse ALVES deveria ta preocupado era com povo de SANTA INÊS que o elegeu isso sim, Vai trabalhar e honrar os votos que o povo te confiou !!!!

    ResponderExcluir